Inverno que se aproxima será atípico; El Niño trará temperaturas e chuvas acima da média em parte do país
Sul terá grandes volumes de chuva. No Norte e Nordeste as secas são previstas. No Sudeste, as temperaturas ficam até 2°C mais quentes do que o esperado.
O inverno, que chega oficialmente na quarta-feira (21), deve ser marcado tanto por temperaturas acima da média quanto por chuvas volumosas. Isso acontecerá principalmente nas regiões Sul, Norte e Nordeste, áreas do país mais impactadas pelo El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas.
No Sudeste, é esperado um aumento de 1°C a 2°C acima do normal, o que parece pouco, mas implica em temperaturas bem maiores do que os valores típicos para o trimestre (junho, julho e agosto).
Massa polar na despedida do outono
Até o final de junho, no entanto, o Centro-Sul do país deve manter temperaturas abaixo da média, em virtude da potente massa de ar polar que influenciou o clima no país na última semana, segundo Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Cepagri/Unicamp.
No Sul, a expectativa é de grandes volumes de precipitação, principalmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina (chuvas até 50 a 100 milímetros acima da média).
No Norte e Nordeste do país, especialmente na região equatorial (Norte), são esperadas secas. Isso se deve também à influência do El Niño, que dificulta a passagem de frentes frias para além da região sul do país.
No Sudeste, a expectativa é de um inverno um pouco mais quente em comparação com a média da época, o que não significa que haverá calor comparável ao verão.
É a época da passagem de frentes frias, mas o impacto deve ser menor ou menos duradouro do que uma situação mais típica.
— Bruno Bainy, meteorologista
Nas demais áreas, a previsão sazonal de chuvas é mais inconclusiva, mas sem indicativos de anomalias expressivas (seja para chuvas muito acima ou muito abaixo da média).
Ainda segundo Bainy, em julho, os dias voltam a ter mais horas de duração, com as temperaturas subindo timidamente em relação a junho. Em agosto, essa elevação será mais relevante em decorrência da aproximação da primavera.
Sobre
A história da emissora é respaldada por uma equipe com 20 anos de casa; apresentadores respeitados e admirados pela comunidade local e regional, seguindo os princípios do seu Fundador Meri Laudi Fabiane (in memoriam) que sempre presou pela postura ética e a qualidade em todos os serviços prestados a comunidade.
Assim se faz a Vale FM – 91.3, uma empresa focada em cada ouvinte, em cada cliente e colaborador.
Nosso maior sucesso é ter você ao nosso lado, sempre, onde você estiver!
Disponível em -
Links
- Sobre
- Contato
- Termos E Condições
- Política De Privacidade
Contato
Peça sua música em nossa programação e concorra a muitos brindes todos os dias.
- 104, Tv. Duque de Caxias, Verê - PR, 85585-000
- radio.vere.comercial@gmail.com
- 46 9 3535 1113
- 46 9 9903 0606
- https://live.virtualcast.com.br/valevere
- Vale FM